Qualquer pessoa da comunidade interna ou externa pode recorrer à Comissão de Ética em caso de identificação de comportamento antiético de algum servidor. Tais comportamentos são descritos tanto pelo Decreto 1.171/94 quanto pela Resolução 28/19 – COUN, que podem ser encontrados no link “Legislação”.
No link “Como recorrer à Comissão de Ética da UFPR”, existe um passo a passo (disponível aqui) do que deve constar em sua denúncia e para onde ela deve ser encaminhada. Em caso de dúvida se determinado comportamento fere ou não o Código de Ética, é possível verificar a legislação indicada, ou encaminhar sua dúvida para o e-mail eticapublica@ufpr.br.
Qualquer consulta ou denúncia deve ser feita com a entrega ou envio de uma mensagem escrita, utilizando um dos seguintes caminhos:
ATENÇÃO! A Comissão de Ética não faz atendimento telefônico.
Para o encaminhamento de uma denúncia, devem ser observados os seguintes aspectos:
Caso o denunciante queira um retorno acerca de sua denúncia, é necessário informar um contato eletrônico no requerimento. Entretanto, é importante deixar claro que os atos necessários ao procedimento de apuração dos fatos narrados são sigilosos, somente terão acesso ao conteúdo do processo os/as denunciados/denunciadas.
Por fim, é importante destacar que a atuação da Comissão de Ética da UFPR se pauta na priorização da conscientização dos servidores e servidoras da instituição quanto a seus deveres éticos, muito mais do que enfatizar a perspectiva sancionatória.